Nossos Autores
Nunes Cristóvão
Nasceu no distrito de Chicualacuala na província de Gaza. É aventureiro no mar literário, possui cinco livros publicados: “Cartas de Amor Perdidas”, primeiro volume duma trilogia de Cartas, “Até depois da Solidão” em co-autoria; “Efeitos da Quarentena”, “Graduado com sucesso, e agora?” e “Era uma vez”, em co-autoria. Tem partilhado varios artigos no seu blogue pessoal e nas suas redes sociais sobre vários assuntos sociais. É um jovem comum.
Essibu Ubisse
Filho de Carlos Salvador Ubisse e de Laura Glória Zimba Ubisse. Nasceu no dia 08 de Outubro de 2000. É natural de Zimbene, distrito de Bilene, província de Gaza.
Frequentou o ensino primário na Escola Primária Completa de Chizimbanine; e o secundário nas Escolas Secundária da Macia e Secundária de Mazivila.
Tem formação em contabilidade geral e em Informática básica. É professor, formado no Instituto de Formação de Professores de Chongoene, no curso de formação de professores do ensino primário e Educadores de Adultos modelo 12 classe +3 anos. Lecciona na Escola Primária de Hocuanhe, no parque de Banhine, Distrito de Mapai.
Lucílio Fábio Casimiro Chemane
Nasceu em Maputo, Moçambique na década 90. É Docente Universitário, Mestre em Educação Profissional. Sua paixão pela escrita e sua vontade se expressar de maneira crítica o levaram a escrever sua primeira obra literária, com um estilo eloquente e envolvente. Chemane transmite suas ideias e prespectivas com clareza, o que torna esta sua obra fascinante e informativa.
Mário Martinho Manuel
Moçambicano, nascido na Cidade da Maxixe, província de Inhambane, é apaixonado pela literatura desde a tenra idade. Estudou Filosofia e Ética no Instituto Superior Maria Mãe de África (ISMMA). É pós-graduado em Metodologias de Ensino e Didáctica Vocacional pela Universidade Save – Extensão de Chongoene. Foi Seminarista na Congregação da Sagrada Família de Bergamo. É professor, na Escola Comuntária Sagrada Família – Calanga, onde exerce concomitantemente a função de Administrativo e Director Pedagógico para o II Ciclo. Partilha com os outros, quotidianamente, a sua paixão pelas Tecedeiras de Histórias as quais chamamos de livro. O seu gosto pela escrita é descrito pela frase de Marguerite Duras, que diz: “escrever é tentar descobrir o que escreveríamos se escrevêssemos.
Hélio Militão
Nasceu na cidade de Quelimane, província da Zambézia aos 19 de Agosto de 1985, filho de Inácio Elias Militão e de Marcelina Março de Sousa, casado com Fátima Manuel Jaime Apezo, natural da cidade de Quelimane, província da Zambézia, tem dois filhos rapazes de 14 e 8 Anos respectivamente, residente actualmente na cidade de Maputo. Licenciado em Enfermagem Geral em Moçambique, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde-Moçambique e Mestre em Epidemiologia de Campo pela UEM-2023; Graduado pelo Programa de Formação em Epidemiologia de Campo.(FETP-Moçambique)
Vicente A. Mavuie
Pseudónimo de Vicente Armando Mavuie, nasceu na Macia, distrito de Bilene, província de Gaza, a 15/02/1996. É um jovem seminarista, apaixonado pela vida e pela literatura, especialmente pelos romances. Estudou Filosofia e actualmente encontra-se a frequentar os estudos de Teologia no Seminário São Pio X de Maputo.
Contribuições literárias do autor:
- Participou da Antologia de Crónicas “As Melodias do Silêncio” como Revisor – 2021;
- Autor do texto “O país está Aberto” na 1ª Edição da Revista Academus – 2022;
- Autor do texto “O Natal Ameaçado” da Antologia Natalina “Sonhos de um Natal” – 2022;
- Autor do texto “Juventude Romancesca” na 2ª Edição da Revista Academus – 2023
- Participou como Revisor na 3ª Edição da Revista Academus, intitulada “A Juventude na participação política” – 2023
EXILADO
Pseudônimo Osvaldo dos Anjos, um aventureiro literário que ainda na tenra idade namorou a poesia.
Escreve muitas vezes sobre o paraíso (amor). Tem um e-book "O último mudo" lançado em 2018. Participou da antologia de crónicas “As melodias do silêncio”.
Escreveu para Xigubo, uma revista cultural moçambicana. É escritor residente na página Apeimoz Feitor.
Vanessa Machiana
Nascida aos 21 de Fevereiro de 2004, na província de Nampula.
A sua paixão pela leitura e escrita começa aos 13 anos quando escreveu o seu primeiro texto “O sequestro”. Ao longo do tempo escreveu o poema “Reciprocidade” o qual partilhou com os seus próximos. E o texto evangélico intitulado “Meu Primeiro Amor”, que marcou o início da sua jornada.
Movida pela situação dramática que os irmãos em Cabo Delgado vivem, devido aos ataques terroristas, Vanessa escreve o Shonde - Um Grito Silencioso. “Enquanto a guerra não terminar, eu não me calo!”.
Irzilinda Vicente Pelembe
Natural de Magul-Macia, província de Gaza. É activista socioambiental e vem desenvolvendo trabalhos que tem a ver com a conscientização sobre o cuidado do Meio ambiente e também aborda temas de interesse social.
No mundo literário, desde cedo que é apaixonada pela leitura, pois, acredita que “A leitura é uma das ferramentas para o desenvolvimento de uma nação com a capacidade para sair das cavernas existenciais.”
Tânia Nhantumbo
Nascida à 7 de Novembro 1987 em Namaacha, Moçambique. Licenciada em Educação Ambiental, Mestre em População e Desenvolvimento. Trabalha com a gestão de projectos na área de resíduos e desenvolvimento. É apaixonada pela escrita desde muito cedo, onde encontrou um espaço para participar activamente na luta em prol dos direitos humanos e justiça social para todos.
Nlepa
É pseudónimo de Coutinho Maurício José NLEPA, natural da Zambézia – Gilé, localidade de Naheche, bairro de Moriha. Possui o nível Médio Técnico Profissional de saúde na área de Técnico de Farmácia; Psicólogo Social e das Organizações. Actualmente trabalha nos Serviços Distritais de Saúde da Cidade de Nampula - Centro de Saúde de Namiconha. Participou em Jornadas Científicas, edição 2019 e 2021 na qualidade de PALESTRANTE – UniRovuma e, em 2018 – Participou na 1ª Conferência Internacional de Educação e Psicologia, na qualidade de PALESTRANTE na mesma faculdade. Autor de dois artigos científicos publicados em Revistas Internacionais Indexadas.
Contacto: 844410500
Email: josenlepa@gmail.com
Niwelela
É pseudónimo de Jeremias Francisco Piloto, natural da Zambézia – Gilé fez os estudos filosóficos no Seminário Santo Agostinho da Matola, candidato ao clero diocesano de Gurúè, actualmente é finalista do curso de Teologia no Seminário São Pio X – Maputo; foi prefaciador do livro “As melodias do Silêncio: Antologia de Crónicas” Participou na Redacção da Revista Esplendor e actualmente é editor do Jornal Nova Era e da Revista Miradouro.
Contactos: 84 55632084
Email: jfpiloto18@gmail.com
Francisco Kiasemua
É filho de Mpezu Kiasemua e de Consolação Cucil, natural do Zaire, município do Tomboco. Nasceu a 25 de Maio de 1996 e actualmente vive na cidade capital de Angola. Fez os seus estudos primários e secundários no município do Tomboco, recentemente formou-se em Ensino da Língua Portuguesa na Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESP-B).
O seu interesse pela leitura nasce quando ele tinha 15 anos de idade. É muito criativo e motivacional, participou de vários concursos de actividades culturais, sobretudo nalgumas competições relacionadas à música e poesia. É membro de Movimento Viva a Arte e de Associação de Escudeiros de Angola (AEA).
Inércia Munambo
Nasceu em Zandamela, província de Inhambane. Desde muito jovem, enfrentou desafios que moldaram sua força e determinação. Crescendo em um ambiente de dificuldades, aprendeu a assumir responsabilidades adultas ainda na infância, ajudando sua mãe no cuidado dos seus quatro irmãos. Em 2020, concluiu o ensino médio e buscou novas oportunidades para melhorar de vida. Trabalhou como promotora de vendas, mas percebeu que aquele caminho não lhe oferecia crescimento e decidiu retomar os estudos.
Actualmente, está no quarto ano da licenciatura em Finanças, curso pelo qual sempre teve paixão. Apesar dos desafios acadêmicos e pessoais, Inércia mantém-se firme na sua jornada, guiada pela fé e pelo desejo de alcançar um futuro melhor.